18 de ago. de 2010

VOCAÇÃO



AGOSTO MÊS DAS VOCAÇÕES







Interessante a Igreja refletir sobre vocação justamente no Mês de Agosto...

Justamente no mês em que o senso comum afirma ser o "mês do desgosto", a mensagem cristã aponta para um novo olhar sobre a realidade e sobre o ser humano... Sim, pois aceitar que um mês, por motivos que desconheço, possa influenciar negativamente a minha vida, pelo simples fato de ser "agosto", me faz escravo e objeto de forças que não posso controlar. E o que a Igreja anuncia? Anuncia a boa-nova de que homens e mulheres foram criados como interlocutores de Deus! O Criador dialoga com a criação, e o homem e a mulher possuem, em si mesmos, esta capacidade, este dom, de intuir, de entender e de responder ao Senhor Deus, no concreto de suas existências. E isto me retira da condição passiva, de apenas declarar os motivos de meus fracassos e derrotas como sendo resultados do "Mês de Agosto". A vida é muito mais do que aceitar a rotina do levanta, trabalha, come, dorme... Nasce, cresce, reproduz, morre... Não, não somos só mecânica! Somos carne e espírito; inteligência, vontade, alma espiritual... Podemos interagir com o mundo que nos cerca! Podemos dar respostas à realidade a nossa volta. A nós nos foi dado o terrível e precioso dom da liberdade. E justamente aqui entra o tema "Vocação". Vocação, vocare, chamar... Saber interpretar os apelos do Criador, ouvindo o próprio interior e contrastando com a realidade, dando uma resposta, seja ela qual for. É isto mesmo: mesmo na resposta negativa, afirmamos por excelência aquilo que nos torna seres humanos! A vida é vocação! "Diante de ti ponho a vida e ponho a morte" - Cantava Padre Zezinho. "Se hoje reclamo como estão todas as coisas, então o que fiz para que tudo fosse diferente? - Dizia-nos Walmir Alencar. Sua existência é um chamado a ser, no palco da vida, o principal protagonista! Deus nos criou sem nós, mas não nos salva sem a nossa participação! Ele quer continuar agindo, falando e interpelando o mundo atual, mas isto tudo passa pelo nosso ser!
Vocação não é somente ser padre, freira... Vocação é saber-se vivo e, percebendo o dom, colocar a vida a serviço da Vida! Logicamente que este serviço à Vida pode se dar de diversas maneiras, também como padre ou religiosa, mas não só! Vocação é olhar para o pobre e sentir-se interpelado por Deus! É ver a miséria, a dor, a lágrima de uma viúva, de um injustiçado e ouvir Deus gritando no seu coração: "És meu coração e meus braços para este pequenino! Age! Faz! Deixa o Amor se encarnar aqui e agora, num olhar, num abraço, num inclinar-se em direção aos menos favorecidos, em todos os sentidos!"
Que o Espírito Santo, pelas mãos de Maria, nos conceda esta graça, de vivermos nossa vida nesta direção. Assim, muitos desgostos, como depressões, sindromes do pânico, perda de sentido, cessariam, pois algo maior se descortinaria no horizonte da existência humana: Deus, que se revela ainda hoje e continua a vocacionar. Despeço-me pedindo: Tire agora os seus olhos da tela do micro e comece já agora a ouvir Deus falando ao seu redor, no hoje de sua vida! Casa, vizinhos, bairro, Igreja... Só posso desejar pra nós: Uma boa escuta de Deus!!!! Ele te ama, Ele te chama!!!!
Seu amigo, Miguel



Um comentário:

  1. Excelente artigo! Os textos do Miguel sempre me fazem pensar, e eu gosto muito disso! São textos inteligentes, contemporâneos, que abordam questões do cotidiano e nos estimulam a querer melhorar o nosso comportamento de cristãos!
    Todos nós temos uma vocação e a nossa realização pessoal só acontece quando a descobrimos. Dúvidas sempre teremos, mas é importante perceber toda a nossa história de vida; certamente, nela encontraremos pistas valiosas para descobrirmos a nossa verdadeira vocação. Lembro-me que, na infância, o meu brinquedo preferido era o telefone. Hoje, eu trabalho na área de comunicação.
    É muito importante que tenhamos certeza da nossa vocação para que não sejamos pessoas frustradas e, por conta disso, aborreçamos os outros. Já imaginou ser atendido por um médico que não gosta de ser médico? Ou participar de uma Missa presidida por um sacerdote que não gosta de ser sacerdote? Agora, que maravilha é ser atendido por um médico atencioso e ouvir uma homilia feita por um sacerdote feliz em sua vocação!!! Por isso, para viver uma verdadeira vocação, é preciso ter paciência na escolha, firmeza na decisão e coragem para agir!
    É claro que todos nós temos dias não bons em nossa vida, mas, quando a nossa vocação é autêntica, temos boa vontade, conseguimos abstrair os problemas e agir, em todas as circunstâncias, como se estivéssemos 100% bem! É a graça de Deus que, agindo em nossa natureza, nos proporciona isso!
    Outro fator importantíssimo em nossa vocação é o testemunho de vida; o nosso amor verdadeiro pelas pessoas, a nossa doação pelos irmãos e irmãs. Isso deve ser prioridade! Minha vocação não deve ser escolhida pensando no status, poder ou prestígio que ela possa me trazer. O que deve nortear a escolha é o mesmo que norteou toda a vida de Jesus: AMAR E SERVIR O PRÓXIMO!

    ResponderExcluir

OBRIGADO POR ACESSAR NOSSO BLOG, DEIXEM SEU E-MAIL PARA Q POSSAMOS RESPONDE-LOS.DEUS ABENÇOE A VC E SUA FAMÍLIA. AMÉM

Videos related to 'Do Alto da Pedra - Dvd Rosa de Saron Acústico'

Total de visualizações de página