VOCAÇÃO PARA JUVENTUDE!!!

Vocação


A palavra vocação, no latim, vocatione, quer dizer chamar.

Todos nós cristãos possuímos uma vocação, existem chamados que são comuns a todos, vocação fundamental (chamado à vida, a ser filho de Deus, a ser Igreja), e outros que são específicos, vocação específica (laical, religiosa, sacerdócio ministerial), mas todos nascem da iniciativa amorosa de Deus.

O primeiro chamado que recebemos, é o chamado que Deus nos faz à vida. Ele nos chama por amor e para o amor. Ao longo de nossa vida terrestre vamos descobrindo e discernindo os chamados que Deus nos faz. “Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi e vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça.” (Jo 15,16)

Pela infância recebemos, na maioria das vezes, a fé cristã, através de nossos pais e padrinhos, que assumem o compromisso de educar-nos na fé católica até atingirmos a maturidade cristã. Pelo batismo nos tornamos filhos(as) de Deus, membros do corpo místico de Cristo que é a Igreja, é impresso em nós uma marca de caráter indelével, recebemos o Espírito Santo, nos tornamos filhos adotivos do Pai, reis, profetas e sacerdotes.

Quando atingimos a idade da razão, ainda na infância, por volta dos sete anos de idade, estamos aptos a ingressar na catequese infantil, lá aprendemos o básico da fé católica e nos preparamos para primeira comunhão.

Nesse processo vamos forjando o nosso caráter, e na juventude, quando adquirimos certa maturidade, período em que nos dedicamos ao estudo, onde pensamos na profissão que iremos seguir e fazemos o discernimento das opções de vida, somos convidados pela Igreja, de uma maneira livre, à fazermos a catequese de crisma, para discernirmos se desejamos abraçar a fé que na maioria das vezes nossos pais e padrinhos assumiram por nós quando criança.

Na catequese de crisma, vamos conhecendo a Igreja de Cristo e nos aprofundando em sua doutrina.

Muitos de nós jovens após recebermos o sacramento do crisma, ou em alguns casos, até mesmo antes de recebermos o sacramento, ingressamos nos grupos de jovens, que são a base da Pastoral da Juventude. Lá, geralmente somos evangelizados e evangelizamos outros jovens, recebemos uma formação integral, partilhamos nossas vidas, dores, alegrias, sonhos, e assim vamos sendo formados para a vida, para o amor.

Nesse processo, devemos ser acompanhados pela equipe de coordenação e assessoria, que devem nos ajudar no processo de educação na fé, e no discernimento do projeto de vida de cada membro do grupo, apresentando caminhos de vocações, pois Deus nos chama de modo particular seja para uma vida matrimonial, para o sacerdócio ministerial, para vida religiosa ou consagrada.

É de suma importância investir na nossa vocação, para isso é necessário dar passos concretos na busca da vocação a qual Deus nos chama, e estar em constante discernimento, por isso é fundamental o acompanhamento dos assessores do grupo, principalmente do padre que fará a direção espiritual e ajudará nesse processo.

Uma das vocações comum a todos nós, é a vocação a santidade, “sede santo como vosso pai celeste é santo.”

“A vocação da humanidade consiste em manifestar a imagem de Deus e ser transformada à imagem do filho único do Pai. Esta vocação implica uma dimensão pessoal, pois cada um é chamado a entrar na bem-aventurança divina, mas concerne também ao conjunto da comunidade humana.

Todos os homens são chamados ao mesmo fim, o próprio Deus. Existe certa semelhança entre a unidade das pessoas divinas e a fraternidade que os homens devem estabelecer entre si, na verdade, e no amor.

O amor ao próximo é inseparável do amor de Deus.” (CIC 1877-1878)

Que nesse mês de agosto em que a Igreja celebra o mês das vocações, o Bom Deus nos ilumine nesse processo de discernimento, e que nossas vocações possam gerar frutos de santidade para santa Igreja.

Só é feliz quem vive sua vocação.

Thiago de França Silva

(Pastoral da Juventude da Arquidiocese do RJ)

e

PAZ E BEM.

Diego Xavier Freire.

(Simples servo da igreja para evangelização da juventude).

Membros efetivos da equipe de coord. Arquidiocesana da Pastoral da Juventude da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro

Um comentário:

OBRIGADO POR ACESSAR NOSSO BLOG, DEIXEM SEU E-MAIL PARA Q POSSAMOS RESPONDE-LOS.DEUS ABENÇOE A VC E SUA FAMÍLIA. AMÉM

Videos related to 'Do Alto da Pedra - Dvd Rosa de Saron Acústico'

Total de visualizações de página